Belo Horizonte também teve a felicidade de receber o grande ícone do automobilismo brasileiro. Em novembro de 1980, ele esteve durante toda uma tarde no antigo Kartódromo Rio Verde, que existia em Nova Lima, fazendo testes para um fabricante de pneus. Senna já exibia seu capacete com as cores nacionais, e logo depois estaria fazendo aquele estrondoso sucesso na Inglaterra.
Algumas pessoas ligadas ao automobilismo mineiro estiveram presentes naquela oportunidade, com destaque para o preparador Hueber Cimini, o conhecidíssimo Beto Motorauto, e o Edinho Almeida, que atuava como diretor das provas de kart na época, dentre outros. Na ocasião, um garoto que não parecia querer nada, acompanhava atentamente tudo o que acontecia. Esse garoto, viria, logo depois, a se tornar um dos mais rápidos pilotos mineiros de kart, e mantendo a performance como piloto de turismo, tornando-se um grande vencedor do Torneio Rio-Minas, realizado no autódromo de Jacarepaguá. Hoje, ele é um preparador de kart muito conhecido pelo Brasil afora.
Ainda que de forma breve, alguns privilegiados de Belo Horizonte também tiveram a feliz oportunidade de ver o Ayrton em ação bem próximo à capital mineira.
Fotos históricas cedidas pelo Sr. Hueber Cimini